Como Não Engordar na Gravidez: 10 Dicas Simples

Vejas Abaixo 10 Dicas Que Preparei Para Você de Como Não Engordar na Gravidez

como não engordar na gravidez

Não é fácil dizer como não engordar na gravidez, pois é claro que tudo varia de pessoa para pessoa, de acordo com exames, de acordo com os conselhos do seu médico, de acordo com a sua idade. Por isto as dicas que vou passar aqui são baseadas na minha experiência e espero que ajude algumas de vocês.

 

 1 – Como Não Engordar na Gravidez: Mantendo a Mesma Alimentação Que Antes

como não engordar na gravidez

Muitas mulheres, pensando em não engordar na gravidez dizem, “nossa eu tenho que cortar adoçante, eu tenho que cortar sushi, eu tenho que cortar mel, cortar isso e aquilo.”

É lógico que eu não julgo nenhuma de vocês que pensam assim porque foi a primeira coisa que eu fiz quando cheguei no consultório e falei com o doutor que estava grávida.

Eu perguntei, “doutor o que eu posso e o que eu não posso comer?” E foi aí que ele me tranquilizou dizendo, “você pode comer de tudo, pode manter exatamente a sua mesma alimentação que você tinha antes de engravidar.”

O que ele queria me dizer, é que eu não precisava ficar preocupada com nada, nem ter frescura com nada, lógico que com base na minha alimentação.

Eu por exemplo, eu não consumo álcool, então como isso eu já não ingeria antes da gravidez eu só mantive.

Se você consome cerveja, opte por opções sem álcool mesmo, mas no geral, mel, sushi, adoçante, refrigerante zero, enfim não precisei ficar com essa frescura toda, comi de tudo a gravidez inteira.

2 – Como Não Engordar na Gravidez: Tendo Autodomínio

como não engordar na gravidez

Você pode comer tudo que vinha comendo antes de engravidar, porém não exagere,  porque também segundo o meu médico é comum a grávida comer, sentir mais fome e comer mais, só que não tem necessidade.

Então se quer saber como não engordar na gravidez, você precisa entender que quando comer um prato de comida e estiver saciada, mas ainda assim sentir fome, nessas horas você tem que ter autodomínio.

Pense, eu já comi um prato, já me alimentei bem, estou com fome, mas não é porque eu estou sem alimento é porque o meu corpo está querendo que eu coma mais e mais.

Tenha calma e diga para si mesma, eu não preciso comer tudo isso, eu já me alimentei bem, já nutri bastante o meu bebê e está tudo sob controle.

3- Como Não Engordar na Gradidez: Cortando o Pão

como não engordar na gravidez

Diminuir a ingestão de pão foi uma das coisas que me ajudou a talvez não engordar tanto durante a gravidez.

Eu percebi que fez diferença sim, abster do pão, é por isto que eu não ganhei tanto peso durante a minha gravidez.

Para substituir o pão eu sempre optava por ovo na maioria das vezes, e de vez em quando o biscoito.  Mas eu também acredito que se você for viciada em pão igual eu sou e simplesmente reduzir um pouco já vai te ajudar bastante.

 4 – Como Não Engordar na Gravidez: Eliminando o Refrigerante

como não engordar na gravidez

Eu não bebo refrigerante, então eu não bebi durante toda minha gestação, mas por opção, eu não gosto de refrigerante então simplesmente eliminei da dieta.

Só consumia suco natural, suco de laranja, suco de maracujá ou então aquele suco de uva integral maravilhoso.

E em casa quando tem almoço em família e não tem suco natural eu tomava suco de caixinha mesmo, porque eu prefiro suco de caixinha à refrigerante, eu sei que os dois têm a mesma quantidade de açúcar, então é só questão de opção mesmo.

Mas se você gosta de tomar refrigerante tenta reduzir um pouquinho, para não engordar tanto e depois ficar se perguntando como não engordar na gravidez. Querendo ou não refrigerante tem gás, tem açúcar, entre outras substâncias que não tem nenhum benefício nutricional e ainda engorda muito.

 

 5 – Como Não Engordar na Gravidez: Substituindo Sobremesa Por Fruta

como não engordar na gravidez

Eu sei que é bastante difícil, mas ninguém aqui está falando que é fácil saber como não engordar na gravidez. Na maioria das vezes eu sempre optava por substituir uma sobremesa bem gordinha por uma fruta, como uma maçã, laranja, frutas mais refrescantes.

E funcionava super certo para mim, no finalzinho da gravidez eu comecei a virar uma formiga, comecei a gostar um pouco mais de doce que não era muito a minha praia porque eu sempre fui apaixonada por salgados.

Mas eu comecei a comer mais doces, claro que, sempre me policiando, variando entre muitas frutas e doces e assim foi equilibrando, sempre tente equilibrar tudo.

6 – Como Não Engordar Na Gravidez: Acompanhando o Seu Peso

como não engordar na gravidez

Se você tiver uma balança em casa e se puder se pesar todo dia, faça isto. É melhor ter um controle assim do que ficar desleixada.

Quando você está sempre acompanhando o seu peso você consegue ficar um pouquinho mais disciplinada e têm mais consciência do quanto está engordando ou do quanto está emagrecendo, porque às vezes muitas mulheres emagrecem, lembrando que dependendo do caso isso não é bacana, no geral, procure acompanhar seu peso constantemente.

 7 – Como Não Engordar na Gravidez: Indo ao Banheiro Regularmente

como não engordar na gravidez

É muito difícil, eu tive muita dificuldade durante a gestação sim, de ir ao banheiro regularmente, mas é muito importante porque além de eliminar tudo o que não presta do seu corpo vai te ajudar a não ficar com muitos quilos a mais ou inchada.

Teve vezes que eu fiquei 5 dias sem ir ao banheiro, estava quase surtando e quando eu fazia faculdade de nutrição a gente tinha como uma média que a cada ida ao banheiro eram menos 200 gramas, então pensa ficar cinco dias sem ir ao banheiro, nada bom não é?

Para te ajudar nisso é sempre bom comer frutas, comer verduras, muitas folhas principalmente, e no meu caso o que sempre me ajudava quando estava com o intestino preso por mais dias era tomar Activia, eu tomava e fazia efeito no mesmo dia, às vezes em menos de dez minutinhos já fazia efeito.

8 – Como Não Engordar na Gravidez: Evitando os Alimentos que Causam Azia

como não engordar na gravidez

Se um alimento já te faz mal, elimine-o. No meu caso foram alimentos assim, não saudáveis, que me fizeram mal, como carne de porco que normalmente é uma carne mais gorda, também bacon, calabresa, presunto, linguiça, e outras partes do porco também.

No início eu evitava bastante comer carne de porco, pois toda vez que eu comia ficava com azia, mas sabe aquelas pessoas que bebem e falam “nunca mais eu vou beber” e depois bebe de novo.

Eu ficava assim, eu pensava “não vou comer carne de porco”, mas daí via aquele feijão com bacon ou então aquela pizza e dizia “eu vou comer só um pedaçinho” e passava mal de novo.

No final da gestação eu cortei de vez porque fazia muito mal, inchava toda a minha barriga e eu ficava toda dolorida.

Outro alimento que eu evitei bastante foi biscoito recheado por que me dava muita azia, então o meu conselho é esse, se um alimento te faz passar mal, corta ele, porque você vai engordar menos e ainda não vai passar mal.

 

9 – Como Não Engordar na Gravidez: Bebendo Muita Água

como não engordar na gravidez

Beba muita água se você estiver grávida, se você não estiver grávida também, mas se você estiver grávida principalmente, porque você não vai inchar tanto, sem contar que isso é super saudável para você e para o bebê. Isto vai te ajudar a ir ao banheiro.

É muito importante, é uma das coisas mais importantes beber bastante água.  Então eu sempre deixo a minha garrafa comigo, em casa eu bebo constantemente, o tempo todo.  Eu indico para vocês fazerem o mesmo.

 10 – Como Não Engordar na Gravidez: Reduzindo a Alimentação Pesada Durante a Noite

como não engordar na gravidez

Você vai jantar, então opte por uma coisa mais leve ou então até mesmo um lanchinho. Desse jeito você vai engordar menos e você vai dormir melhor, porque não tem coisa pior do que estar com o estômago super cheio, você estar grávida e tentar dormir e sentir aquele desconforto, sem conseguir achar uma posição ideal e até sentir falta de ar.

Bom, estas são as dicas que eu queria passar para vocês sobre como não engordar na gravidez, seguindo estas dicas eu engordei um total de 11 quilos até o nono mês de gestação eu não fiquei praticamente nada inchada. Nem tive problemas com estrias na gravidez. Aliás, se você quer evitar definitivamente estrias durante a gravidez, clique aqui e dá uma olhada neste outro artigo.

Gostou das dicas?  Compartilhe!