Pressão Alta: Conheça o Seu Maior Aliado Contra Esta Doença

Saiba Mais Sobre Os Mecanismos da Pressão Alta

pressão alta

Pressão alta ou hipertensão arterial é uma epidemia no mundo moderno, os estudos mostram que cerca de 50% das pessoas com mais de 50 anos são hipertensas.

Para nos prevenirmos deste mal é preciso conhecer um pouco do funcionamento do sistema circulatório.

O sangue em nosso organismo impulsionado pelo coração percorre as artérias e volta para o próprio coração pelas veias.

Para ilustrar, é como no encanamento de uma casa onde a água da caixa é expelida por uma bomba que depois de utilizada passa por um filtro para ser purificada e volta para a caixa para ser bombeada de novo.

A pressão arterial é resultado da força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo corpo.

Se saísse do coração sem pressão nenhuma, o sangue não teria condição de circular e a pessoa morreria em poucos minutos, mas o nosso corpo é muito sensível aos aumentos de pressão.

Se o sangue for sempre bombeado sob pressão mais alta, vários órgãos serão prejudicados.

Volto ao exemplo do encanamento, se a água for bombeada sob alta pressão, logo os estragos vão aparecer, torneira pingando, canos com vazamento e no final com tanto esforço a bomba hidráulica vai falhar, o fluxo de água diminui e o sistema entra em colapso.

O mesmo acontece em nosso corpo, a hipertensão dilata o coração e prejudica o sistema arterial.

resveratrol

Se a situação se mantiver por anos a fio, os estragos começam a aparecer no organismo. Por isso é importante medir a pressão com regularidade.

Você sabe como ela é medida?

Quando o coração se contrai para expelir o sangue, a pressão arterial atinge o seu valor mais elevado, é a pressão máxima ou sistólica.

Quando os músculos do coração relaxam para que o sangue entre de volta, a pressão cai para um valor menor, é a pressão mínima ou diastólica.

Qual a pressão ideal e com que regularidade deve ser medida, você vai aprender nos próximos parágrafos.

Fatores de Risco Para Pressão Alta

pressão alta

Hoje a medicina sabe como funciona o sistema circulatório que mantém a pressão constante nas artérias, mas o que provoca o aumento da pressão arterial ainda é um mistério.

Contudo é possível nós nos defendermos da hipertensão, porque alguns dos fatores de risco já são muito bem conhecidos.

Um deles é o histórico familiar, se um dos pais é hipertenso a chance do filho desenvolver a doença é de 25%.

Se os dois pais são hipertensos a probabilidade aumenta para 60%.

A idade é um fator da maior importância, crianças e jovens podem ter hipertensão, mas o diagnóstico é feito por volta dos 35 anos de idade.

Aos 50 anos quase metade da população sofre de pressão alta, porcentagem que sobe para 70% ao redor dos 70 anos de idade.

Por isso, a necessidade de medir a pressão regularmente aumenta com a idade, na meia idade o risco de hipertensão é maior para os homens, mas na casa dos 50 atinge mais as mulheres.

A etnia é um dado importante, a hipertensão é mais comum em pessoas negras, nelas a pressão alta costuma surgir mais cedo e progredir mais rapidamente.

Não deixe de medir a pressão com regularidade, especialmente se você tem hipertensos na família.

Nesse caso, a prevenção deve começar na infância. A partir de um ano os pediatras já começam a medir a pressão das crianças.

Principais Complicações da Pressão Alta

pressão alta

A hipertensão é uma doença silenciosa e traiçoeira que pode ser devastadora, os estragos não são poucos e eles acontecem em diferentes estruturas do organismo.

O coração fica hipertrofiado com o esforço para bombear o sangue nas artérias que resistem a esse fluxo.

Essa hipertrofia do coração gera retenção de líquido nos pulmões e nas pernas, a pessoa sente falta de ar e o fígado fica maior, é a chamada insuficiência cardíaca.

Com a pressão alta por muitos anos, as artérias perdem a elasticidade, é isso que a gente chama de arteriosclerose.

Para se defenderem dos danos na parede interna das artérias, as plaquetas do sangue afluem para o local e isso facilita um depósito de gordura, esse depósito de gordura forma placas e é isso que nós chamamos de aterosclerose.

Uma das consequências desse processo de formação de placas é o aparecimento de danos na circulação cerebral.

resveratrol

Quando uma artéria do cérebro se rompe ocorre o que nós chamamos de acidente vascular cerebral hemorrágico ou AVC hemorrágico.

Se a artéria fica obstruída é a um acidente vascular isquêmico ou AVCI.

As complicações causadas pela hipertensão podem também afetar os rins e os olhos, portanto fique atento, meça sempre a sua pressão.

Formas de Controle da Pressão Alta

pressão alta

Hipertensão ou pressão alta é uma doença potencialmente grave que precisa ser controlada, a primeira recomendação para quem sofre de hipertensão é fazer alguma atividade física.

A vida sedentária é uma aliada íntima da hipertensão por que leva ao endurecimento das artérias e esse endurecimento dificulta a passagem do sangue e sobrecarrega o coração.

Outra aliada da hipertensão é a obesidade, o acúmulo de tecido gorduroso obriga o coração a fazer mais esforço para transportar o sangue.

Fumar é um grande fator de risco, pois a nicotina provoca a contração temporária dos vasos e faz o coração bater mais depressa. Depois de algum tempo os agentes tóxicos do fumo lesam as paredes das artérias.

Pequenas doses de álcool não interferem com a pressão, mas doses excessivas estão ligadas à hipertensão.

O estresse pode elevar a sua pressão arterial, é difícil, mas procure levar uma vida menos agitada.

Alimente-se de forma saudável, não exagere no sal, coma alimentos ricos em potássio tais como, banana, manga, alcachofra, abacate, abóbora, água de coco, frutas secas e carne.

Tome esses cuidados, leve a sério, a hipertensão é uma doença grave.

Com que Frequência Medir a Pressão

pressão alta

A hipertensão é uma doença traiçoeira que só dá sintomas quando está em fase avançada, por isso só há uma maneira de saber se você é hipertenso, medir sua pressão com certa regularidade.

Quanto mais cedo a hipertensão for diagnosticada, melhor será o resultado do tratamento.

Até os jovens e as crianças podem desenvolver hipertensão, por isso os pediatras medem a pressão dos seus pacientes a partir de 1 ano de idade.

Um procedimento que é repetido nas consultas de rotina.

Nos adultos a frequência varia, para os que têm pressão de até 12 por 8, medir uma vez por ano é suficiente. Quando a pressão é um pouco mais alta e chega aos 14 por 9, é preciso medir a cada seis meses no máximo e acima desse valor a pressão deve ser medida em intervalos bem menores, a frequência será determinada pelo médico em cada caso, porque nessa faixa a doença já deve ser tratada com medicamentos.

No passado os médicos admitiam valores mais altos para pressão arterial, hoje sabemos que pressão alta está associada a diversas complicações e os padrões tornaram bem mais rígidos para qualquer idade.

Se você nunca se lembra de medir a pressão, saiba que está fazendo uma grande bobagem, medir a pressão é muito simples e pode evitar grandes males.

O ALIMENTO QUE MAIS PREVINE DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO MUNDO

pressão alta

Em seu canal no Youtube, Tiago Rocha, cientista alimentar, falou sobre o tema “Como Diminuir As Chances de Ter Infarto na Vida”.

Segundo ele, de cada 10 mortes no mundo, 4 são devido a doenças relacionadas ao coração.

Ele diz, “antigamente não se ouvia falar de infarto no mundo como se ouve hoje em dia”.

São três as principais causas de infarto do miocárdio.

A primeira, que é uma das principais, é a calcificação ou a coagulação do sangue nos vasos sanguíneos.

Acontece quando o cálcio se solidifica junto com o colesterol, ele se calcifica na parede do vaso sanguíneo e impede a passagem de sangue, causando o infarto.

Também esses coágulos podem se unir e assim também impedir a passagem de sangue, levando ao infarto.

A segunda causa é de origem nervosa, esse é um fator muito sério porque pessoas estressadas, nervosas, vão acabar desenvolvendo o que nós chamamos na ciência biológica de vasoconstrição.

Ou seja, os vasos se fecham, e a pessoa pode ter uma saúde normal, mas devido ao estresse os vasos se fecham e o sangue não circula, também causando o infarto.

E a terceira maior causa do infarto é a plastificação dos músculos do coração, pelo fato de as pessoas comerem muita gordura hidrogenada.

pressão alta

Encontrada na margarina, requeijão, pipoca de micro-ondas entre outros alimentos, “a gordura hidrogenada plastifica a musculatura do coração, como se plastifica um documento de identidade”, diz Rocha.

Seu coração não consegue pulsar porque as células estão todas plastificadas.

Tiago conta como descobriu o segredo para acabar, ou pelo menos diminuir e muito, o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Segundo ele, existe um alimento que pode diminuir muito essa chance de ter um infarto durante a vida, ele diz, “a pessoa pode morrer de velhice e nunca ter tido um infarto fazendo uso desse alimento”.

Este alimento é a uva, pois ela tem uma substância que se encontra na casca e em maior quantidade na semente, que se chama Resveratrol.

Também pode ser consumido o suco de uva, mas tem que ser o integral ou natural, assista ao vídeo abaixo.

O Resveratrol é pesquisado em todo o mundo e descobriu-se que ele estimula o crescimento de uma enzima chamada SIRT1.

Esta enzima fortalece o sistema imunológico do corpo, após testes com peixes que usam Resveratrol, em laboratório, descobriu-se que eles viveram 60% mais do que peixes que não receberam esta substância.

O instituto INCOR, que é o instituto de cardiologia mais reconhecido da América Latina, fez uma pesquisa há algum tempo atrás com um grupo de coelhos.

Este grupo foi dividido em dois grupos menores, sendo que no primeiro grupo foi dado como parte da alimentação, a mesma quantidade de gordura hidrogenada que tem em um lanche.

O outro grupo também recebeu essa mesma quantidade de gordura hidrogenada e também a mesma quantidade de Resveratrol que tem em um copo de suco de uva.

Em 30 dias os coelhos que foram alimentados somente com a gordura hidrogenada estavam infartando, e os que usaram a gordura hidrogenada e a quantidade de Resveratrol contida em um copo de suco de uva, estavam como se nunca tivessem comido gordura hidrogenada durante toda a sua vida.

Hipercoll – O Seu Maior Aliado Contra as Doenças do Coração

pressão alta

Novidade no Brasil este produto promete acabar com os problemas relacionados a doenças cardiovasculares, justamente por conter a substância sobre a qual, Tiago Rocha, cientista alimentar, explicou acima, o Resveratrol.

Até aqui você já sabe que a uva com casca e semente pode te ajudar a controlar a pressão alta e o colesterol, certo?

O que você não sabe é que para isso você deveria consumir pelo menos um cacho por dia, o que pode não ser tão fácil de seguir.

Foi pensando nisso que essa novidade surgiu, e todos os benefícios da uva foram concentrados em um suplemento de consumo diário que já vem ajudando a milhares de pessoas no Brasil a controlarem à sua pressão alta e colesterol, além de passarem a se sentir muito melhor em todos os aspectos.

Assista ao vídeo abaixo para entender como funciona.

No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 70 mil pessoas morrem por ano de infarto.

Os últimos dados revelam que 45% dessas mortes são ocasionadas por doenças cardiovasculares causadas pelo mau colesterol chamado LDL (lipoproteína de baixa densidade).

pressão alta

Quase 25% da população brasileira sofre com o problema de pressão alta.

Não faça parte desta estatística, adquira já o seu Hipercoll, o seu coração agradece. Assista abaixo o depoimento do Sr. Francisco, que já comprou e está muito satisfeito.

Clique no botão abaixo para acessar o site OFICIAL do Hipercoll e adquirir o seu agora mesmo.